Páginas

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Matéria do site Sociedade Racionalista


Como quero fazer uma universidade de filosofia, por que não começar a filosofar antes? Desculpe-me se o texto está de difícil interpretação, mas certamente qualquer um consegue fazer uma interpretação análoga a sua realidade.
Sempre que olho com olhos de época longínqua para a atual, nada posso encontrar de mais singular ao homem moderno que sua virtude e moléstia particulares, que são chamadas de ”senso histórico”. Na história existe uma isca de alguma coisa nova e estranha: que se dê a essa semente alguns séculos e talvez dela cresça uma planta maravilhosa com odor muito agradável, de tal modo que nossa terra será mais habitável que nunca.
É que nós, homens modernos, começamos a formar a cadeia de um sentimento que o futuro mostrará como muito forte, elo por elo, mas temos conhecimento do que elaboramos. Não nos parece que se trata de novo sentimento, mas somente da diminuição de todos os sentimentos antigos: o sentido histórico é ainda tão pobre e tão frio e há homens que se arrepiam e se tornam mais pobres e frios ainda. Para outros é índice de senilidade que advém e nosso planeta lhe parece um melancólico doente que, para esquecer o presente, se põe a escrever a história de sua juventude.

Leia mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário