Páginas

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

O grande problema da bíblia

Muitas vezes vejo alguns religiosos que levam a bíblia como a palavra de deus, se embolarem com argumentos simples, quando apresentamos passagens sádicas e malvadas do deus bíblico.
Para um Cristão tradicional, a bíblia é a “palavra de deus”. Penso que até aí ninguém discorda. Mas, obviamente, as coisas não são assim tão simples…
Afinal, a bíblia para os cristãos é ou não é totalmente a palavra de seu deus?
Aqui no Brasil, onde o Cristianismo é uma das maiores religiões, mas as pessoas são católicas mais por tradição do que por fé, participando nos rituais (Batismo, 1ª comunhão, missa aos domingos, casamento feito na igreja, etc.), mas não levando realmente “a coisa” a sério, fazendo alguns rituais e ignorando outros, isto não é normalmente um grande problema. Mas em sociedades mais fundamentalistas, como os Estados Unidos, é comum uma grande parte da população acreditar na bíblia ao pé da letra. Mundo criado em seis dias, Adão, Eva e uma cobra, a Arca de Noé, Jesus Cristo fazendo milagres, ser crucificado e ressuscitar, o Universo existir apenas há cerca de 6000 anos, a evolução ser uma fantasia de cientistas, etc..
Como eu disse a bíblia não é tão “levada a sério” aqui no Brasil, pela população (as maiores partes dos católicos acreditam, nunca a terá sequer lido). Mas será que isso faz sentido? Eu penso que não.
Se pensarmos um pouco, só há três hipóteses: ou a Bíblia é 100% divinamente inspirada, ou é parcialmente divinamente inspirada, ou não é nada inspirada, não tem nada haver com deus.
Vamos, então, explorar cada uma das hipóteses, e os problemas que cada uma levanta:

O deus existe, e toda a bíblia é divinamente inspirada:
Isto inclui, então, as partes que dizem que as mulheres são propriedade dos homens, as partes de sacrifício de animais, as partes que dizem para matar quem acredita em outros deuses, as partes que condenam à morte quem trabalha no sábado, as partes de genocídio de outros povos, as partes de regras alimentares ultra-rígidas, as partes sobre matar homossexuais, e, claro, as partes que contradizem outras partes, que são muitas por sinais.

O deus existe, mas somente algumas partes da bíblia são divinamente inspiradas:
Não é possível determinar quais partes são válidas ou não. Pergunte a dez crentes, e provavelmente obterá dez respostas diferentes. A maioria das pessoas escolherá aquelas partes com as quais já concorda como sendo divinamente inspiradas, e as partes com que não concorda como sendo obviamente produto de seres humanos comuns. (Por exemplo, um homem machista provavelmente escolherá as partes machistas; quem não é machista, não concordará com ele.) Sem contar, que muitas vezes quando se pergunta qual o método para escolher qual parte é válida ou qual não é, a maioria diz que é algum problema com a interpretação errada.
Mas o que é que faz as tuas partes preferidas divinamente inspiradas, e as do tipo ao lado não? Não pode ter a certeza. Qualquer um pode achar algo na bíblia que justifique as suas ações. Assim, se acredita que só parte da bíblia é válida, só uma parte é feita por deus, então não acha errado obedecer alguma parte? Afinal, pode estar seguindo uma parte errada, e ao ignorar algo que realmente é a vontade de deus… E, se a tua alma imortal está em jogo, então é, simplesmente, um risco grande demais tentar escolher alguma parte, como ser humano falível que é “adivinhar” quais partes é realmente de deus. É como jogar dados com sua alma. (Supostamente que a alma exista. HAHA).

O deus existe, mas a Bíblia não tem nada a ver com ele:
Tudo bem. Mas, então, como é que conhece seu deus? Como é que sabe alguma coisa sobre ele? Como é que sabe que existiu um tipo chamado Jesus que era o filho de deus e morreu pelos teus pecados? Não há nenhum registro contemporâneo da vida de Jesus, fora da Bíblia.
Algo muito comum é:

“Sinto isto no meu coração”

Isso é algo completamente subjetivo, outra pessoa pode sentir “no seu coração” algo completamente oposto, e, não tem maneira de saber que os seus sentimentos vem de deus, e os sentimentos da outra pessoa não vem de lugar nenhum. Afinal, ele está, provavelmente, igualmente certo de que os seus sentimentos têm origem divina. Se deus realmente comunicasse através de sentimentos ou sensações, então todos nós — ou pelo menos uma grande maioria — sentiríamos exatamente as mesmas coisas; deus não iria transmitir mensagens tão diferentes e contraditórias. Mas isso não acontece. Não há uniformidade no que “sentimos cá dentro”.

Então é isso, um grande problema que me leva a questionar os cristãos pelo Brasil, se dar créditos à toda a bíblia, está mostrando também como é malvado o deus que cultua.
Se acha possível invalidar uma parte da bíblia e validar a outra, como sabe qual é a certa e qual não é? Pode estar invalidando uma parte certa e validando uma errada, não há meios de fazer tal seleção.
E se diz que a bíblia é só um livro, mas continua acreditando no deus bíblico, como confia no que é dito ali? Sabendo que é um livro criado por culturas primitivas, como da créditos ao livro a ponto de acreditar que o deus ali existe?

Por:
Kaio Costa

Veja mais em:
http://www.sociedaderacionalista.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário