Páginas

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

A EXISTÊNCIA DOS ILLUMINATIS



Há algum tempo, venho querendo escrever um texto focado nesse tema. Já havia escrito sobre outras teorias da conspiração como a Maçonaria Oculta e a Nova Ordem Mundial, mas unicamente sobre os Illuminati, nunca. E é dessa “sociedade secreta” que trataremos a seguir.

Essa febre de “adoração” ou até mesmo de crença nos Illuminati começou logo após o lançamento do livro “Anjos e Demônios”, de Dan Brown. O livro conta a história do professor de simbologia da Universidade de Harvard, Robert Langdon, que se aventura ao envolver-se com o histórico conflito entre ciência e religião, em particular entre os Illuminati e da Igreja Católica [1]. MAS ISSO É UMA FICÇÃO, o livro é um Romance, aquilo não aconteceu e nem é baseado em fatos reais.

Não compreendo a necessidade de acreditar que existe um seleto grupo de pessoas que dominam o mundo e toda a informação que existe, porque se não há provas da existência de algo e mesmo assim as pessoas creem, é porque há necessidade para tal. Um misto de ignorância e ingenuidade faz com que as pessoas inventem estas teorias, e então passem a pôr a culpa pelo aumento do preço da gasolina ou o desemprego em um grupo seleto de pessoas que controlariam o mundo. Não falamos dos políticos ou das grandes corporações, para quem acredita na existência dessa sociedade secreta, são realmente algumas pessoas que ocultamente controlam todas as atividades mundiais!

Agora que conhecemos o que são, questionemos: os Illuminati existem ou não?

Grupos como Illuminati, Priorado de Sião e Templários já existiram, mas há muito tempo não existem mais.

Illuminati foi uma sociedade secreta criada na Alemanha no dia 1 de maio de 1776 e extinta em 1789, caracterizada por seguir um iluminismo radical, e qualquer teoria que se refira a sua existência for dessas datas é tão real quanto lendas folclóricas. O nome Illuminati só sobrevive hoje em minúsculos grupos de apaixonados pela história do Illuminati original. Eles se dizem herdeiros dos antigos Illuminati, mas não possuem nenhuma ligação direta com os Illuminati originais do século XVIII, além desses grupos não terem ligação entre si e muito menos exercerem influência política ou econômica significativa, a ponto de ao menos permiti-los pensar em dominar o mundo.

Sérgio Pereira Couto [2], jornalista, historiador e escritor, considerado o maior especialista em sociedades secretas no Brasil, ressalta sobre os Illuminati que “páginas e mais páginas de Internet apresentam os esquemas mais malucos e os atribui ao grupo, incluindo ramificações e controle total de outras ordens”, e acrescenta que, desde o século XVIII, “muito se falou sobre essa ordem e pouco se provou”. [3]

Mas mesmo assim, não é difícil achar sites na internet que divulgam milhões de fatos que são atribuídos aos Illuminati. E o mais engraçado (talvez o mais idiota) é que, para os que neles creem, o fato de não existir nenhuma prova concreta da existência dessa sociedade secreta é a maior evidencia da sua existência. (?) – O mesmo pode ser usado para qualquer ser mágico que sua mente possa imaginar:

“Unicórnios são seres mágicos, e por serem seres mágicos não deixam evidencias da sua existência, logo unicórnios existem.”

Isso faz sentido pra você? Pra mim (e para as demais pessoas racionalistas) não. Não é raro encontrar pessoas que se dizem céticas alegando a existência dos Illuminati e tentando prová-la através de vídeos e sites dessa forma:

“Illuminatis existem, olha só a prova: www.illuminatisexistem.com”[4]

Não há nenhuma prova ou base científica nos argumentos para a existência dos Illuminati, só atribuição de alguns fatos às suas vontades. E isso vale para qualquer teoria de conspiração que existe.

Alguém que acredite fielmente na existência desse grupo secreto, começará a atribuir a ele as causas de qualquer coisa ou passará a imaginar sua presença em tudo, por símbolos ou “sinais” inventados por elas. Exemplo disso, são logomarcas de algumas lojas ou até mesmo em videoclipes e fotos de alguns famosos. Essas pessoas ficam tão envolvidas e certas de que suas vidas são regidas por aquela sociedade secreta, que para continuar a convencer a si mesmas passam a buscar evidências da existência desses grupos em qualquer lugar, mesmo que nada disso realmente exista.

Não há quaisquer evidencias da existência dos Illuminatis no mundo atual, fora, é claro, o livro de FICÇÃO “Anjos e Demônios” – escrito por Dan Brown.

[1] Livro Anjos e Demonios – Autor: Brown, Dan http://www.americanas.com.br/produto/268536/livros/literaturaestrangeira/romances/livro-anjos-e-demonios

[2] Sérgio Pereira Couto – http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A9rgio_Pereira_Couto

[3] Palestra Illuminati – Entrevista com Sérgio Pereira Couto http://www.youtube.com/watch?v=Weq6EN2SeAg

[4] Referencia usada para provar a existência dos Illuminatis: http://midiailluminati.blogspot.com/

Texto: Kaio Costa
Veja mais em: www.sociedaderacionalista.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário