Páginas

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Questionamento à Moral Cristã.

Devem ter percebido que eu fiquei um bom tempo sem postar - Escola, Provas e Concursos - mas, eu volto no ritmo e com mais um pouco de questionamentos à Igreja, pelo que tem acontecido comigo e a relação estabelecida entre o meu ateísmo e os fatos. Vamos lá.

Há um tempo, eu (e um grupo) fiz um projeto para a escola. O tema? Solidariedade. Vai lá eu, o ateu, ser solidário. Algo tão comum pra mim, justamente por não estar ligado à dogma nenhum, só à ideologia comunista, sempre fiz isso sem esperar nada em troca. O que eu nunca desconfiei foi o preconceito que existe a cerca do ateísmo, com esse papo há muito falido de que ''ateus são imorais''.

Na apresentação do projeto, foram mostrados o que o grupo conseguiu em doações e o que se aprendeu no projeto. Enfim, minha vez de falar. O que eu não esperava é que algum de meus amigos(as) fosse soltar o seguinte comentário: ''Ele é ateu, pode falar nada!''. Não entendi muito, aliás, o meu ateísmo afeta no modo em que eu trato os meus semelhantes?

É mais que uma questão de solidariedade, é uma questão de moral. E eu gosto de definir a Moral como a aplicação da Ética no dia-a-dia. E, religião define Ética?

A religião para situações cotidianas deve ser desprezível, não deve ser levada em conta. Assim como a crença ou não em um Deus. E a Moral Cristã anda muito pobre em ética. Consiste em fazer o bem para ser recompensado - Isso é certo? Como Moral Verdadeira eu considero, como bom ateu que sou, fazer o certo, por ser certo, e nunca esperar nada em troca. Diferente dos nossos amigos cristãos.

E o ocorrido realmente me surpreendeu... Quer dizer, arrecadar 250 quilos de alimentos junto com o grupo, para ouvir esse desaforo? Não sou desses. Nem comecei a explicar o trabalho, e já estava falando sobre Moral Ateísta e Moral Cristã para uma turma de nono ano. Mas, espero que as minhas palavras não tenham passado em vão naquela sala cheia de cristãos. Aliás, independente de ser ateu, deísta, teísta, pastafarista, todos nós somos irmãos, e a Moral manda que nos tratemos bem, independente de tudo, somos todos humanos, a nossa diferença é uma qualidade comum.


Nenhum comentário:

Postar um comentário