Páginas

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

O QUE É UM BURACO NEGRO?



Um dos termos astronômicos mais conhecidos é o “Buraco Negro. Muitos já ouviram falar neste nome, mas poucos realmente sabem o que é, de fato, um buraco negro.

Apesar do termo “buraco-negro” ter sido cunhado por John Wheler em 1967 durante uma palestra na NASA, há cerca de 40 anos os físicos já estudavam as suas propriedades. Em 1916 Karl Schwarzschild encontrou uma solução para a equação da relatividade Geral, que tinha sido publicada por Einstein um ano antes; essa solução descrevia uma singularidade onde as equações de Einstein assumiam um valor infinito, e para essa solução se deu o nome de Raio de Schwarzschild, que mais tarde serviria para definir o “tamanho” de um buraco negro.

Mas afinal, o que é um buraco-negro? Podemos definir buraco-negro de uma maneira bem simples como sendo um corpo cujo campo gravitacional é tão intenso que nem mesmo a luz consegue escapar dele. Um buraco negro se forma quando uma estrela com massa de pelo menos 10 vezes a massa solar, entra em colapso após transformar todo o seu hidrogênio em hélio através da fusão nuclear.

Como a atração gravitacional é tão intensa que nem a luz consegue escapar, como seria cair em um buraco negro? Vamos imaginar a seguinte situação: Um astronauta está se aproximando de um buraco negro, enquanto envia sinais para um outro astronauta que está na nave usando o flash de uma maquina fotográfica, e a cada segundo que passa ele dispara o flash uma vez. Ao chegar a borda do horizonte de eventos nada de estranho acontece, porém, ao ultrapassar essa “barreira”, mesmo que o astronauta emita um flash, o seu companheiro que está na nave não vai ver a luz, pois como já disse antes, a atração gravitacional de um buraco negro é tão grande que a luz não escapa. Ou seja, para o astronauta que estivesse dentro da nave seria como se o seu companheiro simplesmente tivesse sumido. Já para o astronauta que entrou no buraco-negro a experiencia não deve ter sido muito agradavel, já que ele provavelmente seria destroçado pela grande atração gravitacional.

Ainda existe muita discórdia sobre o que acontece no interior de um buraco negro; somente quando unificarmos a gravidade com as outras forças elementares, poderemos ter uma resposta mais clara para este problema, e por enquanto temos apenas suposições.

Por fim, gostaria de recomendar a excelente palestra do Profº João Steiner que pode ser encontrada neste link onde é discutido o que é um buraco-negro e algumas outros assuntos muito interessantes

Por: Diego Lakatos
Veja mais: http://sociedaderacionalista.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário