Páginas

sábado, 15 de outubro de 2011

DISCUSSÕES SOBRE O MÉTODO CIENTÍFICO (PARTE 4)


No dia 22 de setembro, a comunidade da Física foi balançada pela divulgação de um experimento conduzido pelo CERN (Centro europeu de pesquisas nucleares) que haviam realizado medidas de neutrinos que seriam mais rapidos que a luz.
Segundo a teoria da relatividade restrita (proposta por Albert Einstein em 1905), nada pode viajar mais rápido do que a luz, deste modo, se esses neutrinos realmente existirem uma nova teoria teria que ser feita, essa teoria precisaria explicar esses neutrinos e, ao mesmo tempo, explicar os fenomenos atualmente previstos pela relatividade. Mas isso não significa falar que a Relatividade Restrita seria jogada fora, ela apenas iria se transformar num caso especial da nova teoria, esse mesmo processo ocorreu com a lei de Gravitação proposta por Newton, que se transformou num caso especifico da teoria da Relatividade Geral (também proposta por Einstein).
Sem duvida, essa é uma notícia empolgante para todos aqueles que gostam de física, mas temos que ter cuidado. O fato de um grupo ter publicado esse estudo, não quer dizer que ele esteja certo, outros grupos já publicaram resultados parecidos no passado mas que depois foram descartados pois haviam alguns erros nas analises dos resultados, agora mesmo já existem pessoas trabalhando para mostrar que o experimento está errado (uma dessas críticas pode ser encontrada aqui, o texto está em inglês e exige um certo conhecimento matemático para o total entendimento, mas de qualquer maneira vale a pena a leitura).
E o que tudo isso tem a ver com o Método Cientifico? Muito simples, se esse resultado for confirmado, uma teoria de mais de 100 anos terá sido falseada. Lembrem-se que a falseabilidade é um dos elementos mais importantes numa teoria cientifica. Einstein reconhecia o fato de que apenas um experimento era capaz de provar que ele estava errado.

Texto: Diego Lakatos
Veja mais: http://www.sociedaderacionalista.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário