Páginas

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Por que me tornei ateu?

Não há um ateu nesse enorme planeta que nunca tenha sido indagado pelo motivo de seu ateísmo. Dentre isso, o certo é que as respostas variam. O veredito é que, os motivos de uma pessoa, ou outra serem ateus, são distintos. Assim como são distintos seus cérebros, suas visões de mundo, suas filosofias, e os fatores de influência externa também diferem. Mas, antes de debater todas essas razões, que tal uma apresentação? Eu -Uriel Dias de Oliveira- estarei postando no blog somente textos sobre religião e ateísmo, além de uns que eu julgue adequado ao espaço, espero que gostem e, já começo explicando meu ateísmo e as dificuldades que enfrento devido a ele.

Aliás, concordemos que todos nós somos ateus por um motivo: Deus não existe! Claro, não temos certeza disso, aliás, já que não está provada sua existência, qual o problema de não acreditar, se assim quiser? É isso que nos diferencia, acredito eu, da maioria dos teístas é que não temos certeza que ele não existe, só preferimos, seja por lógica, ou pura crença, achar que ele não existe. E para mim, poderia até existir mas, se assim ocorresse, eu seria o belo de um Satanista! O ''Deus'' que se fala hoje é tão hipócrita e conservador que a crença em Satã seria a saída para muitos ateus.

Mas, como eu disse, vim tratar do meu ateísmo e o motivo do mesmo. Então, compreenda que eu cresci em uma família de cristãos! Fui educado como um, na igreja. Quando tive a chance, cai fora desse barco. Comecei, então, a duvidar da existência de Deus. Eu via tanta gente que se dizia ''tocada'' por ele, dizia que ele ''conversou'' consigo... Mas, e eu? Eu nunca ouvi nada, nada nunca aconteceu. Acredito que tenha sido aí que me tornei ateu. Mas, houve uma longa jornada de transição. Primeiramente, me tornei agnóstico. Mesmo com as dúvidas e tudo, acredito que eu tinha medo de me dizer ''ateu'', já que a mídia e a sociedade nos apedregulham dizendo que os crimes dos mais hediondos são cometidos por aqueles que ''não têm Deus no coração'' - Poupe-me disto! Logo, tentei manter um contato com esse ''Deus''. Aclamei por sinais, qualquer coisa. Mas, como já se disse: ''Não adianta aclamar para um Deus que não existe''. Decidi, enfim, parar de acreditar.

Uma das coisas que também me ajudou foi a internet. Nossa, acho que explodiria se não fosse ela. Minha família, acredito eu, não sabe que sou ateu, salve alguns poucos que confio para falar sobre visão teológica, poucos tem a mente aberta. Acho que, do jeito que minha família é religiosa, poderiam até ter um infarto quando souberem - Isso mesmo, souberem - do meu ateísmo. A maioria deles, criado na igreja, com dogmas e preconceitos. Meu avô mesmo já disse: ''O pior de todos é o ateu''. E, como ateísmo sem voz, não é ateísmo, é medo, contrariei o velho. A gente conversou um pouco, foi uma das experiências mais marcantes com um crente, pois ele desconhecia meu ateísmo, e por isso - só por isso - me levou mais a sério. Se tu tivesse falado antes que eu sou ateu, ele não escutaria metade do que eu falei. E para completar, recebi um elogio, dizendo o ''quão inteligente'' eu sou. Agora fica aí a pergunta, será mesmo que não há preconceito com ateus?

E, nessa indas e vindas nos fóruns sobre ateísmo, uma coisa me chamou atenção... Pessoas de todas as religiões de convertiam. E não era só para o ateísmo. Como aqui no Brasil, a maioria é cristã, a maioria de nós foi criado em lar cristão. Mas, aí acontece da pessoa ''descobrir'' sua nova religião, e traçar seu próprio caminho. Isso acontecia até dentro de lares seculares. Por exemplo, uma família ateísta criava seu filho. O mesmo, se tornaria cristão. Claro, em pouco número de vezes isso acontecia. Mas, acontecia. O que quero mostrar é que, uma pessoa não se torna ateu, assim como, também, não se torna crista, ou muçulmana, ou judia. Não se vira isso, se nasce assim. Se nasce com uma pré-disposição para a crença que será exercida no futuro. Por exemplo, eu, que nasci ateu, sempre fui ateu, desde o nascimento, só demorei para perceber isso.


Por: Uriel Dias de Oliveira

3 comentários:

  1. Gostei bastante do post, especialmente pela forma clara e sincera de se abordar o tema. Acredito que algumas pessoas já nascem com uma tendência natural ao ceticismo. Também cresci numa família cristã, mas sempre fui aquele tipo de pessoa que contestava tudo, desde criança. Nunca levei a sério a existência de seres superiores, principalmente quando eles serviam mais para evitar perguntas que para dar respostas.

    ResponderExcluir
  2. Legal ter gostado do meu post! Vou tentar continuar assim.
    Mas, acredito que temos uma pré-determinação para o ateísmo, e quando isso entra em contato com fatores externos, tal como a hipocrisia religiosa, explodimos em um mar de ceticismo.

    ResponderExcluir