Páginas

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

SOCIEDADE RACIONALISTA E O ENSINO DE LATIM



Quando a Sociedade Racionalista surgiu, nosso propósito foi estabelecido: espalhar conhecimento. Não somos detentores de nenhuma verdade, muito menos de verdades absolutas. O conhecimento é a constante busca pela verdade, mesmo sabendo se tratar de uma busca dolorosa: a dor é inerente à busca. A verdade não tem nenhum compromisso com a alegria.


Espalhar conhecimento é um pouco mais que soprá-lo ao vento, é construir nossos projeto permitindo que cada um coloque seu tijolinho. Neste momento, a SR tem pouco mais de dois meses de idade e uma equipe que me deixa muito mais que feliz: me deixa certa de que estamos construindo sobre bons alicerces. Os resultados têm mostrado isso. Os feedbacks do público são muitíssimo favoráveis e só tenho a agradecer.

Ao iniciar esta projeto (que é o primeiro que vai ao ar entre muitos que vem por aí) preciso dizer que nossa grande vontade é que você se sinta parte dessa família. O site é projetado por muitas mãos, com muitas idéias, muitas responsabilidades e muito carinho. Antes de cada texto que você lê, muitos processos “invisíveis” são feitos. São pessoas com formações diferentes, de locais diferentes, com pensamentos diferentes sobre os mesmos assuntos: a pluralidade que deu muito certo.

Enquanto lançamos o sub-site de ensino de latim, paira a questão: o que levou a Sociedade Racionalista a lançar esse projeto?

“O Latim, língua dos romanos e relicário do pensamento de Roma e de sua brilhante civilização, pertence à grande família das línguas indo-européias. Cumpre, porém, notar que essa língua polida dos vigorosos escritores do período áureo da literatura latina não saiu já, assim, burilada do primitivo indo-europeu. Fruto amadurecido de uma prolongada elaboração, representa o momento de seu maior esplendor. Este momento, pois, no decurso de sua alongada história, fôra precedido de vários estágios perfeitamente demarcados, e a ele se seguiram outros estágios subseqüentes, que iriam culminar na formação das línguas românicas hodiernas, as quais nada mais são do que o próprio Latim tranformado através do tempo e do espaço.” (FARIA 1970:11)

O ensino de latim veio sendo “dominado” pela religião nos últimos séculos, de forma que os que hoje sabem a língua, ainda sofrem os traços suas expressões dogmáticas. Os tradutores de latim são pouquíssimos no Brasil (em geral formados em cursos de Letras Clássicas), ao contrário de países como a Alemanha, onde o ensino da língua integra o currículo escolar. Aprender latim nos ensina a absorver melhor o nosso próprio idioma: é muito mais fácil captar a etimologia e estruturação das palavras. Também é amplamente utilizado na ciência e no direito, vale lembrar.

Nosso propósito é claro: Agregar conhecimento. Espalhá-lo, ao invés de deixá-lo na mão de poucos e sobre os moldes do dogmatismo, como tem sido feito por alguns séculos pela ICAR. Foi uma opção tanto da Sociedade Racionalista em expôr a proposta quanto do público que imediatamente a aceitou.

Se você não se encaixa neste projeto, saiba que estamos lançando dois outros:

- Sociedade Racionalista para crianças: a ciência de forma fácil e lúdica, para crianças de 4 a 12 anos.
- Ciência em vídeos: Vídeos sobre temas complexos da ciência de forma acessível: facinho de entender.

Ademais, fica aqui o nosso sincero agradecimento por aceitar fazer parte desta família.


Att,
Lisiane Pohlmann
Presidente da Sociedade Racionalista

20 de outubro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário