Páginas

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Prêmio Nobel de física 2011



O prêmio Nobel de Física de 2011 foi para o trio norte-american Saul Perlmutter, Brian P. Schmidt e Adam G. Riess, pela descoberta da aceleração da expansão do Universo.
Usando medidas obtidas a partir de supernovas distantes o trio conseguiu provar que a expansão do Universo está acelerando.

Pouco depois da publicação da teoria da Relatividade Geral de Einstein foram descobertas soluções para as equações que mostravam que o universo não era estatico e sim que ele podia se expandir, Einstein não acreditava num universo que não fosse estatico, e por isso “corrigiu” as suas equações com um novo termo chamado “constante cosmologica” (mais tarde Einstein diria que esse foi o maior erro da sua vida).
Mas em 1928 um jovem astronomo chamado Edwin Hubble (que daria nome ao famoso telescopio espacial) descobriu que as galaxias estão se afastando uma das outras, o que derrubou a constante cosmologica de Einstein, segundo a lei de Hubble as galáxias se afastam uma das outras a uma taxa constante.
Observações mais recentes confirmaram a expansão do Universo, mas trouxeram um dado inédito (e foi esse dado que rendeu o nobel ao trio citado anteriormente), o Universo não está só se expandindo, mas está se expandindo aceleradamente.
Ainda não sabemos o que causa essa expansão, atualmente se acredita que a energia escura é a responsavel, embora ainda não saibamos exatamente o que é a energia escura, o curioso é que as descoberta da aceleração da inflação do universo “reabilitou” a constante cosmologica, que agora (como disse o Dulcidio, do excelente blog Física na Veia!

“Não com função de pisar no freio do Universo para reverter a tendência inflacionária, mas de apertar firme o pedal do seu acelerador aumentando a taxa de expansão.

Texto: Diego Lakatos
Veja mais em:
http://sociedaderacionalista.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário